Nacionalidade Italiana

A cidadania italiana é um assunto muito importante para muitas pessoas, especialmente para aqueles que têm ascendência italiana.

A cidadania italiana pode ser obtida por descendência, casamento, residência legal ou nascimento no país.


No Brasil, muitas pessoas iniciam o processo de reconhecimento da cidadania italiana por descendência, cujo processo pode ser iniciado no Brasil ou Itália.


Para solicitar a cidadania italiana por descendência, é necessário apresentar diversas certidões (nascimento, casamento, óbito entre outras), cujo objetivo é demonstrar a relação entre as gerações desde o antenato italiano até a geração do requerente (interessado/quem faz o pedido).


É importante destacar que no caso da cidadania italiana por descendência, não há limite no número de gerações para a transmissão, desde que o requerente tenha todas as certidões necessárias para comprovar o parentesco.


Um detalhe muito importante neste tipo de processo é a verificação de todos os documentos no que respeita a grafia dos antecedentes, as datas dos eventos (nascimento/casamento/óbito), locais de ocorrência dos eventos entre outras informações que devem constar dos documentos sob pena de estes eventuais equívocos na origem dos documentos levarem ao processo de indeferimento do processo.


Em sendo verificadas as inconsistências supramencionadas, haverão de ser realizadas retificações dos registros civis.


É importante lembrar que a cidadania italiana pode ser reconhecida por leis especiais ou por méritos.

Quer conhecer mais do nosso trabalho? Acesse nosso canal no YouTube